sábado, 20 de novembro de 2010

Universidades Corporativas

Muito se discute sobre qual é a formação ideal para se ter sucesso no mercado de trabalho, qual universidade cursar, que idiomas deve saber, quais as especializações mais admiradas no mercado e tantas outras questões que passam nas cabeças principalmente dos jovens.
Algumas empresas vamos dizer que estão minimizando essa preocupação, e elas mesmas estão moldando o seu funcionário internamente, tanto na aculturação, como oferecendo a possibilidade de aprendizado e treinamento/especialização através da Universidades Corporativas (UC), conheça um pouco sobre elas:


Universidade corporativa, ou universidade empresarial, é uma instituição de ensino técnico e superior, em nível de graduação e pós-graduação, vinculada a empresas privadas epúblicas. O objetivo da universidade corporativa (UC) é oferecer cursos técnicos específicos para os colaboradores da corporação. Assim, ela customiza os cursos exatamente de acordo com as políticas e estratégias das empresas, reduz custos do treinamento convencional e obtém rapidez na formação da mão de obra.
A universidade corporativa difere das universidades acadêmicas tradicionais porque possui características próprias: seus objetivos de aprendizagem estão sintonizados aos interesses, objetivos e estratégias das empresas que promovem a formação dos seus funcionários. Grande parte das suas estruturas geralmente são virtuais, ou seja, são oferecidos cursos on-line, "via WEB".
A universidade corporativa difere de um departamento de treinamento e desenvolvimento porque está direcionada a programas específicos para atender a estratégia da empresa, enquanto que o treinamento e desenvolvimento está direcionado para desenvolver competências, habilidades e atitudes relacionadas a problemas presentes da organização.
É um recurso muito utilizado por organizações de grande porte, pelo que raramente é aplicável a pequenas e médias empresas.
A Universidade Corporativa é o campo de atuação da Pedagogia Empresarial.
No Brasil as mais conhecidas são as do Banco do Brasil, da Petrobras (Universidade Petrobras), da Caixa Econômica Federal, da Datasul e do Serpro. No exterior, as referências se voltam para as universidades corporativas da Shell Oil Corporation e hotéis Accor.

Para maiores detalhes conheça a universidade corporativa da Petrobrás: Universidade Corporativa - Petrobrás

Postado por: Victor Tadeu      

Nenhum comentário:

Postar um comentário