sábado, 20 de novembro de 2010

Formação acadêmica não é garantia para emprego


Há poucas décadas, ter um curso superior ou uma pós-graduação era um grande diferencial competitivo. Hoje, com o mercado altamente competitivo e a necessidade maior de capacitação, isso tornou-se praticamente um perfil padrão.

Para mim, o diferencial competitivo não está na formação ou mesmo nos cursos de graduação, pós e MBA. Atualmente, as empresas precisam de muito mais do que apenas profissionais formados. Elas necessitam de pessoas capazes de ofertar várias competências simultaneamente, sendo que a formação é apenas uma delas. Veja a seguir algumas destas competências:


Competências relacionadas ao conhecimento

Autodidatismo – A quantidade de informação nova que surge todos os dias é enorme e não estar atento a ela é ficar desatualizado perante o mercado.

“Reciclagem” A palavra de ordem do mundo atual é mudança. Por isso, muitas vezes o que se aprendeu na escola não é mais adequado e precisa ser reciclado.

Prática na execução – Experiências anteriores também são bem importantes.

Capacidade de agregar novos conhecimentos – Isso pode ser feito através da troca de conhecimento e experiência feita com as pessoas que você conheceu ao longo da vida. Todos somos professores e alunos ao mesmo tempo.

Habilidade com idiomas – O inglês é o mais importante dentre eles. Grande parte da literatura técnica em diversas áreas e muito conteúdo disponível na Internet está nessa língua.

Conhecimento de informática e internet – Ter familiaridade com o computador ajuda muito a desempenhar bem a maioria das funções e a dar continuidade ao aprendizado nesta área.


Competências relacionadas a valores

Zelo pelos valores morais e éticos – Principalmente para cargos de liderança, pois já se foi o tempo em que o chefe era alguém que mandava. Hoje, o gestor é aquele profissional que dá um exemplo a ser seguido.

Coragem – Para tomar decisões e correr o risco de errar, ao invés de viver se escondendo atrás de atitudes burocráticas e medrosas.


Competências relacionadas a capacidades diversas

Criatividade – Não se aprende a ser criativo na escola. Criatividade tem a ver com a liberdade de pensamento. É se permitir, inovar, arriscar e até mesmo se expor ao ridículo. Hoje, as empresas precisam de respostas e saídas criativas para os problemas que surgem.

Boa comunicação – É importante articular corretamente as ideias; estabelecer relações lógicas, coerentes e claras entre os fatos; e saber se expressar bem através da escrita.


Competências relacionadas ao comportamento

Inteligência emocional – É maior a necessidade de interagir e de agir como equipe. Saber se relacionar é fundamental na formação de equipes fortes e unidas.

Capricho, preocupação e zelo – Toda empresa deseja um profissional que desempenhe suas funções com esmero.

Iniciativa para resultados – Não se aprende na escola a ser proativo e disposto a perseguir suas metas.

Simpatia – Ser cortês, não falar mal dos outros, não participar de fofocas, ser prestativo e estar sempre pronto a ajudar. Tudo isso ajuda, fazendo com que as coisas fluam e amizades sejam conquistadas.

Espírito empreendedor – Ser responsável e gerir seu “pedaço”, seu tempo, suas tarefas, organizar-se para que possa render.

Resiliência – Significa a capacidade do indivíduo em lidar com problemas, superar obstáculos ou resistir à pressão e situações adversas (choque, estresse) sem surtar e, principalmente, conservando o mesmo perfil psicológico.

Percebem que, em meio a tantas coisas importantes, uma formação torna-se apenas mais um item? Não quero dizer com tudo isso que a formação não é importante, mas gostaria de mostrar por que a formação apenas não é suficiente para constituir um bom profissional.

É uma pena que a maioria dos departamentos de RH das empresas ainda não tenha percebido isso e continue endeusando certos profissionais que se formaram em universidades ditas como “de primeira linha”. O ideal seria dar aos outros pontos a mesma importância dirigida aos diplomas.
*Marcelo Abrileri é presidente e sócio-fundador da Curriculum.com.br, e especialista em recolocação profissional

Fonte: Revista você RH

Postado por Pedro Andrade

Nenhum comentário:

Postar um comentário