sábado, 20 de novembro de 2010

Avaliação de desempenho

Para que os processos e a produtividade de uma empresa sejam otimizados é preciso que ocorra avaliação de desempenho dos funcionários. Já que essa é uma ferramenta muito importante no gerenciamento de pessoal, pois ela proporciona uma análise sistemática do profissional em função das atividades que realiza.

A avaliação de desempenho deve trazer como resultados as informações necessárias para verificar as oportunidades que cada área pode oferecer.

Para um bom processo de avaliação é primordial:

1 - Que o treinamento de avaliação de desempenho sirva para unificar o conhecimento dos gestores com os objetivos, alinhando com a estratégia da empresa. É fundamental que a direção participe para assegurar que as competências avaliadas sejam as necessárias para atingir a visão da empresa.

2 - Utilizar o momento do treinamento para alinhar os formulários. Quando o RH descreve as competências, muitas vezes pode utilizar termos que dificulte o processo de auto-avaliação das pessoas com menor grau de instrução. Esteja aberto a novas formas de apresentar o documento, o mais importante é que seja eficaz e não estético.

3 - Reforce com os gestores as competências que estão sendo avaliadas e aprimore sempre que receber sugestões. Muitas vezes os próprios líderes não têm clareza nos conceitos e este deve ser o momento de auxiliá-lo no esclarecimento.

4 - Especifique a escala de desempenho. Quando utilizada com numeração, há uma exigência maior quanto a maturidade da gestão que deve garantir a interpretação, do contrário, pode gerar conflito de entendimento. O ideal para quem está iniciando com o processo ou possui um grupo de líderes em desenvolvimento, é usar conceitos como: ótimo, bom, regular e insuficiente, por exemplo.

5 - Utilize o endomarketing para divulgar a avaliação de desempenho. Prepare as pessoas para este momento, mobilize os canais de comunicação interna para que todos entendam o processo por completo enfatizando que o resultado é a perpetuidade das pessoas na empresa através do desenvolvimento de cada uma delas.

6 - Crie um plano de desenvolvimento na medida de cada pessoa e acompanhe estas ações, reconhecendo cada atitude positiva.

Os passo citados acima foram retirados do artigo "Potencialize a avaliação de desempenho" da autora Renata de Souza, que pode ser lindo na integra no link:
http://www.rh.com.br/Portal/Desempenho/Artigo/6835/potencialize-a-avaliacao-de-desempenho.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário