sábado, 20 de novembro de 2010

Especialistas ou Generalistas ? Ambos!


Foi interessante ter iniciado essa discussão pouco antes de assistir a palestra de Gary Hamel na HSM Expo Management 2010. O autor de grandes sucessos da literatura corporativa, como Competindo pelo futuro, Hamel citou o caso de um CEO que deixou uma empresa de telecomunicações para tornar-se o principal executivo de uma companhia de petróleo.
Tal movimento – entre dois setores tão distintos – não teria sido possível se o executivo tivesse seu valor atrelado a conhecimentos específicos de determinado mercado. Fosse desta maneira, ele estaria restrito às empresas relacionadas à sua área de expertise.
Obviamente este caso refere-se a uma posição na empresa que, creio, não condiz com a maioria dos meus leitores. Ainda assim, oferece suficientes pistas.
Seus mais valiosos conhecimentos devem obedecer àquilo que a sua atividade exige. Como o CEO deve ocupar-se de praticamente todos os assuntos da empresa, ele deve ser capaz de passar por todos eles com a devida competência. Isto engloba Finanças, Contabilidade, Marketing, Produção, Vendas e assim por diante, bem como – ou, talvez, principalmente – a interrelação entre cada uma destas disciplinas.
Já um Diretor ou Vice-Presidente de Marketing deve ocupar-se, primordialmente, das funções relativas à cadeira que ocupa, observando as devidas peculiaridades. Ocorre que, via de regra, é um desses Diretores ou Vice-Presidentes que sucede o CEO. Frequentemente o escolhido é aquele que detém um conhecimento mais geral da corporação, ou seja, uma formação mais Generalista.

Fonte: extraído do blog O líder acidental de Rodolfo Araujo.

http://vocesa.abril.com.br/blog/rodolfo/

Postado por Pedro Andrade

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