sábado, 20 de novembro de 2010

Mulheres Líderes

Olá novamente, na matéria anterior levantei uma questão delicada porém interessante sobre a reconfiguração do topo administrativos das organizações. Voltemos a falar sobre esse assunto que merece uma especial atenção.
Não é somente na esfera empresarial que as mulheres estão se destacando muito pelo contrário, no cenário político elas já são fato e estão fazendo acontecer, veja abaixo uma "listinha" que levantei sobre governantes mulheres:

A socialista Michelle Bachelet, que ganhou a eleição presidencial de domingo no Chile, é a primeira mulher eleita para administrar o Estado chileno através do voto universal e a sexta latino-americana que alcança a condução de um Governo.
Na Finlândia, a presidente Tarja Halonen obteve 46,3% dos votos no primeiro turno da eleição presidencial e enfrentará no segundo turno no dia 29 de janeiro o candidato conservador Sauli Niinisto.
Na Libéria, a nova presidente Ellen Johnson Sirleaf prestou juramento nesta segunda-feira, convertendo-se na primeira mulher chefe de Estado eleita na África.
Sirleaf, licenciada em Harvard (Estados Unidos), ganhou a eleição presidencial deste pequeno país do norte da África com 59,4% de votos contra os 40,6% do seu rival, o ex-jogador de futebol George Weah, após a contagem de 97% das mesas de votação.
Na Ásia, as Filipinas e o Sri Lanka são dirigidos por mulheres.
Três países europeus - Grã-Bretanha, Dinamarca e Holanda - são reinos femininos, mesmo que suas soberanas tenham funções simbólicas e representativas na maior parte dos casos.
Mulheres chefes de Estado: - FILIPINAS: em janeiro de 2001, a vice-presidente Gloria Arroyo foi nomeada chefe de Estado, para o lugar do presidente Joseph Estrada, destituído por corrupção.
- FINLÂNDIA: Tarja Halonen foi eleita em fevereiro de 2000 presidente da República, tornando-se a primeira mulher chefe de Estado finlandesa.
- IRLANDA: Mary McAleese foi eleita, em outubro de 1997, presidente da República da Irlanda. Ela será reeleita no dia 1º de outubro de 2004.
- LETÔNIA: Vaira Vike-Freiberga, primeira mulher eleita chefe de Estado no Leste Europeu, assumiu em julho de 1999.
Mulheres chefes de Governo: - ALEMANHA: Angela Merkel, eleita em novembro de 2005 chanceler, é a primeira mulher a chegar a este posto na História do país europeu.
- NOVA ZELÂNDIA: Helen Clark assumiu em dezembro de 1999 o governo de Wellington, sucedendo Jenny Shipley, primeira mulher a se tornar primeira-ministra deste país.
- BANGLADESH: Begum Khaleda Zia, viúva e herdeira do presidente Ziaur Rahman, assassinado em 1981, dirige pela segunda vez este país de maioria muçulmana desde outubro de 2001, depois de ganhar as eleições legislativas. Em março de 1991, é a primeira mulher nomeada chefe de governo em Bangladesh (1991-1996).
- SÃO TOMÉ E PRÍNCIPE: Maria do Carmo Silveira, diretora do Banco Central, foi nomeada em junho de 2005 primeira-ministra do governo deste arquipélago lusófono do Golfo da Guiné.
- MOÇAMBIQUE: Luisa Diogo foi nomeada em fevereiro de 2004 primeira-ministra. Ela é a primeira mulher da história do país a dirigir o governo.
Na América Latina, quatro mulheres chegaram à Presidência de vários países: Mireya Moscoso (1999-2004), no Panamá, Violeta Chamorro (1990-1997), na Nicarágua, Lidia Gueiler (1979-1980), na Bolívia, e María Estela Martínez de Perón ("Isabelita", 1974-1976) na Argentina.
No Sri Lanka, Chandrika Kumaratunga ganhou em novembro de 1994 as eleições presidenciais e foi reeleita em dezembro de 1999. Sua mãe, Sirimavo Bandaranaike, foi primeira-ministra até agosto de 2000, posto que já tinha ocupado de 1960 a 1965 e de 1970 a 1977. Ela foi desta forma a primeira mulher do mundo a ser primeira-ministra. Margaret Thatcher, a "dama de ferro", foi a única mulher a ocupar o posto de primeiro-ministro da História do Reino Unido. Thatcher foi também a chefe de Governo britânico a permanecer mais tempo no cargo no século XX: 11 anos e 209 dias (de maio de 1979 a novembro de 1990).
Na França, Edith Cresson se tornou primeira-ministra por um curto período: 323 dias (de maio de 1991 a abril de 1992).    

Hillary Clinton em 2000, mudou-se para Nova York e elegeu-se senadora pelo Estado. Pela primeira vez uma primeira dama norte-americana se candidatava ao Congresso e Hillary foi a primeira senadora nova-iorquina do sexo feminino.


E tantas outras como Angela Merkel na Alemanha, a inesquecível Margareth Thatcher no Reino Unido e tantas outras que ocuparam cargos de respeito no cenário mundial.


E é claro que não podemos esquecer dela, que apesar de feia pra caramba hoje é oficialmente eleita à PRESIDENTA do BRASIL, a Guerrilheira, afilhada do tio Lula, a "Mãe do PAC" e todos os outros adjetivos atribuídos a ela, a nossa presidenta DILMA ROUSSEFF.


Que essas duas postagens sirvam de lição para esses homens que só querem farra e estão optando pelo caminho da ignorância e é claro para as mulheres que fique meus parabéns e meu reconhecimento pelos sucessos e espaços conquistados.


Postado por: Victor Tadeu 


     

Nenhum comentário:

Postar um comentário