sábado, 20 de novembro de 2010

As 100 melhores empresas em Cidadania Corporativa no Brasil em 2010



Cidadania Corporativa é um termo relativamente recente, utilizado na administração para descrever as atividades da companhia cuja idéia é tornar mais saudáveis o ambiente de trabalho, a comunidade onde a empresa está inserida e o planeta como um todo. Com esse objetivo, no último dia 15 de abril, a Gestão & RH lançou o resultado da 4ª edição da pesquisa “As 100 Melhores Empresas em Cidadania Corporativa”.

A publicação analisou 215 diferentes organizações, que fazem parte das 1000 maiores empresas pelo critério da Revista Exame e também das 150 melhores empresas para se trabalhar, também de acordo com as revistas Exame e Época. Outro fundamento para indicar as companhias foi a utilização das pesquisas realizadas anteriormente pela Gestão & RH, como as 100 melhores em Indicador de Desenvolvimento Humano Organizacional (IDHO) e as 50 Empresas Psicologicamente Saudáveis (EPS).

O levantamento das melhores em Cidadania Corporativa foi baseado em quatro pilares de atuação: Responsabilidade Social, Responsabilidade Ambiental, Ética e Relacionamento com Stakeholders e Qualidade de Vida no Trabalho.

A cerimônia foi conduzida por João Signarelli e pelo editor-chefe da revista e publisher Alexandre Garrett, que explicou o estudo detalhadamente para a platéia, além de entregar os certificados, placas e troféus. No início foram entregues os certificados às empresas que participam pela primeira vez da pesquisa. São elas: ALE, Amanco, C&A, Dell Computadores, Gazin, Henkel, Magneti Marelli, Masa, Sodexo Cartões, Souza Cruz e Visa Vale.

Em seguida, foram certificadas as organizações que já participaram nos anos anteriores e estão na relação das 100 melhores: Aços Villares, Alconlabs, Algar, Alpargatas, BrasilPrev, Carrefour, Clariant, Cummins, Duratex, Fleury Med e Saúde, Ford do Brasil, Fras-Le, Grendene, Grupo Orsa, Hospital Sírio-Libanês, Hospital Albert Einstein, Mantecorp, Omint, Porto Seguro, Positivo, Randon, Rede Globo, Roche, Suzano, Termomecânica e Weg.

Em seguida as organizações foram certificadas conforme o pilar de atuação. Em Responsabilidade Social foram analisadas as práticas de auxílio à comunidade, estímulo à formação cidadã e a posse de certificações como ISO 16000 ou AS 8000. Alcoa, Boehringer-Ingelheim, Bradesco, Caterpillar, Copagaz, Ecorodovias, EMS, Fiat, Grupo André Maggi, GVT, Hering, Rexam, Serasa Experian, Tecban, Tigre e Yara Brasil Fertilizantes. Depois, foram anunciados os destaques especiais no pilar: Bradesco, Copagaz e o Grupo André Maggi.

O segundo pilar premiado foi Responsabilidade Ambiental, que mostra as atividades da empresa em relação a preservação do meio ambiente, práticas de reciclagem, projetos sobre as questões ambientais e a certificação ISO 14000. Os destaques foram: AES Eletropaulo, ArcelorMittal, Basf, Braskem, Bunge, Embratel, Goodyear, Oi, Marcopolo, Grupo Pão de Açúcar, Petrobras, Philips, Sabesp, Sama, Siemens, Unilever, Usiminas e Vale. Três organizações foram certificadas como destaque especial, em Responsabilidade Ambiental, Grupo Pão de Açúcar, Marcopolo e Sabesp.

Já em Ética e Relacionamento com Stakeholders são analisadas as ações das companhias com os fornecedores, parcerias com instituições privadas e órgãos governamentais. Os destaques foram: Abbott, Accor Hospitality, Andrade Gutierrez, Atlas Schindler, Bayer, Caixa Econômica Federal, CPFL, Dow Brasil, Elektro, Embraer, Eucatex, Fibria, Grupo Santander Brasil, HSBC, Perdigão, Rhodia, Telefônica e Toyota. Já os destaques especiais ficaram por conta da Abbott, Eucatex e HSBC.

O último pilar abordou a Qualidade de Vida no Trabalho e as ações feitas com os colaboradores no que diz respeito a programas de medicina preventiva, diversidade racial e sexual, inclusão de portadores de necessidades especiais e as práticas de voluntariado. Os destaques foram ABB, Aché, Ampla Energia, Cargill, Colgate-Palmolive, Duke Energy, IBM, Metrô São Paulo, Natura, Sanofi-Aventis, Visteon e Volvo. Ampla Energia e Volvo receberam a certificação de destaques especiais.

Na sequência foram premiadas “As 10 Mais” de 2010, ou seja, empresas com as melhores práticas e ações que englobam os quatro pilares da pesquisa. Receberam o troféu Accor Hospitality, Caterpillar, Colgate-Palmolive, Ecorodovias, Fibria, Metrô São Paulo, Perdigão, Tecban, Unilever e Usiminas.
Por fim, a Nestlé recebeu a estatueta de “A Empresa do Ano”, em função do desenvolvimento de práticas que estimulam o bem-estar social, a inclusão e a formação cidadã. Monica Neves, gerente de marketing, representou a companhia e se mostrou surpreendida com o resultado. “Foi uma surpresa super agradável, porque o prêmio reflete as ações concretas da empresa”, disse. Segundo ela, a importância que a Nestlé tem na comunidade é também riqueza para a organização. “A riqueza não é somente o lucro que vai para o bolso dos acionistas, é o valor social e o impacto que a Nestlé gera na comunidade. Hoje é a riqueza da companhia”, arremata. “É uma medida de reconhecimento de que estamos no caminho certo”.


Fonte: Portal Gestão e RH

Postado por Pedro Andrade

Nenhum comentário:

Postar um comentário