sábado, 20 de novembro de 2010

Conhecendo a História do Trabalho Humano

Nessa última postagem, vou prestar uma homenagem ao homem que escreveu a "Declaração Universal dos Direitos Humano", marco da luta contra a exploração do trabalhador. Estou me referindo ao canadense John Peters Humphrey. Apesar de ter recebido ajuda de muitos outros ele foi o principal idealizador desse projeto. Esse homem é pouco conhecido pela minha geração, confesso que antes de pesquisar sobre o assunto eu era totalmente ignorante em relação a essa grande mente, vou colocar um pouco de sua biografia, para que todos os que acessarem esse blog possam ter o prazer de conhecer tal ilustre cidadão desse mundo:



John Peters Humphrey (30 de Abril de 1905 - 14 de Março de 1995) foi um jurista canadense, e defensor dos direitos humanos.
Humphrey foi chamado para o Bar Québec em 1929 e entrou na clínica privada de direito antes de entrar na Faculdade de Direito da U McGill em 1936, tornando-se brevemente o reitor de uma década mais tarde. Em 1946 foi nomeado diretor de direitos humanos para o Secretariado das Nações Unidas, onde, com o apoio de outros que criaram o projecto inicial da Declaração Universal dos Direitos Humanos. Passou como uma resolução da Assembléia Geral, a declaração tem sido referida como a "Carta Magna da humanidade."
Ela anunciava uma mudança revolucionária na teoria e prática do direito internacional, devido ao seu reconhecimento de que os direitos humanos são um assunto de preocupação internacional. Embora os princípios da declaração são sistematicamente violados, é uma das mais importantes conquistas da ONU, para que se tornou parte do direito das nações. John Humphrey aposentado da ONU em 1966. Voltou a McGill University, onde leccionou a tempo inteiro, por mais cinco anos e, depois, a tempo parcial, até que ele se aposentou em 1994. Ele permaneceu ativo nos assuntos internacionais e da defesa dos direitos humanos, e escreveu vários volumes importantes sobre o assunto. Entre os muitos prêmios e honrarias que recebeu, John Humphrey foi nomeado um oficial da Ordem do Canadá em 1974. Fonte: Wikipédia. 


Gostaria de lembrar que essa declaração defende entre outros aspectos os direitos dos trabalhadores de férias remuneradas periódicas, repouso, lazer, redução da carga horária do trabalho entre outros.


Com esses três postagens espero ter conseguido mostrar um pouco do que foi a história do trabalho e pretendo postar novas atitudes de empresas posteriores a essas trevas por qual muitos tiveram que se submeter durante todos aqueles anos.


Postado por: Victor Tadeu   

Nenhum comentário:

Postar um comentário