O consultor norte americano Jack Philips criou um método para se calcular o retorno do investimento em RH. Usa-se o mesmo conceito da mensuração do ROI (Return on Investiment) da contabilidade e visa trazer transparência à o resultado financeiro de um programa de RH.
O consultor diz que "Se o ROI é negativo ou inaceitável, não significa dizer que o programa deva ser cancelado ou taxado como inaceitável, mas sim que não entrega o que havia sido imaginado". Um fato muito interessante é que os gestores de RH relutam contra o método pelo fato da Accontability (Transparência) que isso trás.
Hoje o método é utilizado em mais de 50 países, mas o maior caso de sucesso são em pequenos países como Irlanda e Singapura, devido principalmente a cooperação entre governo, empresariado e academias de formações.
Os principais passos para a instalação do ROI de RH:
1. O objetivo do ROI deve ser claramente explicado: o que importa não é a avaliação da performance, mas, sim, a melhoria de processos.
2. É preciso ensinar o sistema às pessoas. Faça workshops de um ou dois dias para que vejam claramente o que o processo envolve, seu uso e credibilidade.
3. Os profissionais devem participar das decisões sobre a forma como o processo será usado e implementado.
4. Eles devem ser encorajados, inclusive com recompensas, a implantar o ROI.
5. Se necessário, as descrições de seus trabalhos devem ser modificadas para dar mais transparência aos projetos e programas.
Fonte: Revista Você RH
Postado por: Victor Tadeu, 162
Nenhum comentário:
Postar um comentário