quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Estudo de Caso - empresa ZAP

Em um debate feito em sala de aula surgiu um curioso e intrigante estudo de caso, o mesmo segue abaixo:

A empresa ZAP grande produtora de pneus do Triângulo Mineiro, designou à sua gerente Mônica, a responsabilidade de avaliar a rotatividade de pessoal na sua empresa. Os primeiros dados mostraram:

  1. os funcionários responsáveis pelo controle e qualidade dos produtos finais tinham grande rotatividade entre o segundo e sexto mês de trabalho do que nas demais áreas;

  2. o setor de entrega e contato com o cliente intermediário se destaca pelo grande número de pedidos de demissão após 1 ano e 5 meses na empresa.

Após estudo do mesmo nos fora proposto o seguinte:

  • De que forma o processo de recrutamento e seleção pode estar relacionado aos fatores observados, o que você proporia para melhorar o processo de agregar pessoas?

Para tanto venho identificar possiveis causas do problema e propor soluções para o mesmo:

  • No primeiro item, por ser um cargo que demanda grande atenção, paciência e rapidez, um dos fatores agravantes para a alta rotatividade pode ser o estresse causado por tal atividade, uma vez que dependerá daqueles funcionários a eficácia e eficiência da organização. Pois, uma vez trabalhando no controle de qualidade deverá compreender todos processos de planejamento e controle do trabalho existentes para aquela área e terá a consciência de que o seu papel é de suma importância, pois, está lidando diretamente com a atividade fim da empresa, ou seja, o produto principal e o erro neste poderá acarretar várias dificuldades em torno de todo o planejamento estratégico da empresa, bem como o comprometimento do trabalho, ou seja, podendo ocorrer algum tipo de punição sobre o mesmo, seja ela advertência verbal ou escrita, até a suspensão ou demissão. Caberia então um avaliação feita por todos os departamentos da empresa, para o departamento de gestão de pessoas promover um remanejo de tais colaboradores, podendo ser este feito através de treinamentos específicos para a atividade fim, a partir deste fazer uma seleção dos melhores profissionais e encaixá-los na função que a eles compelem. Ao departamente de produção caberá avaliar a qualidade da matéria-prima, bem como maquinário, equipamentos, espaço físico enfim as condições de trabalho em que os mesmos se encontram. Ao departamento financeiro ressalta-se a valorização salarial do colaborador, uma vez que este serve de alavanca para a satisfação e reconhecimento profissional, e também analisar o quanto se esta investindo em moeda para que todos os departamentos possam estar desenvolvendo seu papel da melhor maneira possível, podendo deste modo proporcionar ao trabalhador um ambiente laboral em boas condições para desenvolverem ao máximo seu potencial.
  • No segundo item, pode -se perceber também um alto nível de rotatividade este pode ser dado por inferência dos dados mencionados no item anterior, uma vez que, a empresa deve funcionar como um fluxo continuo de informações, pois, haverá sempre uma relação de dependência entre todas as áreas organizacionais. Uma possível hipótese da insatisfação dos colaboradores do setor de entrega, é que, como a linha de controle e qualidade não conseguiam proporcionar o produto 100%, quem lidava diretamente com o consumidor intermediário é o vendedor, e o mesmo é quem recebe as reclamações, devoluções de produto ficando difícil até mesmo de se ter um pós-venda positivo, e isso na maioria das vezes não é compreendido pelos seus superiores, acarretanto alto grau de insatisfação, estresse e ate irritabilidade.

Deste modo, pode-se concluir que a ineficiência em uma área compromete todo o restante. Cabe então a cada departamento avaliar de quais meios irão valer-se para melhor proporcionar condições favoráveis de trabalho aos colaboradores. A área de GP, é de fundamental importância uma vez que lida diretamente com todos os colaboradores sejam eles dos níveis, estratégico, tático ou operacional, é ela quem vai viabilizar contato entre tais áreas no que se refere a relações pessoais. Cabe a ela, fazer uma melhor seleção, promover treinamentos adequados, proporcionar um plano de cargo e salários que atraia a atenção dos colaboradores, a partir disto averiguar se ha necessidade de um novo recrutamento seja ele interno ou externo, visando sempre o bem estar dos colaboradores e claro o sucesso da organização.

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