quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Burlando o trabalho...

1 em cada 10 funcionários burla sistema de segurança das empresas


Setembro, 2010 - A maioria dos funcionários é imprudente quando o assunto é a segurança de informações confidenciais da empresa. A conclusão é da multinacional Trend Micro, que realizou neste ano uma pesquisa com 1.600 usuários finais nos Estados Unidos, Reino Unido, Alemanha e Japão.

De acordo com o estudo, quase 50% dos profissionais admitiram já ter divulgado dados internos da companhia por meio de uma conta de e-mail não segura. E a situação fica mais alarmante quando é avaliado o comportamento dos funcionários remotos - aqueles que trabalham a distância. Em todos os quatro países que participaram da pesquisa, 60% destes trabalhadores confessaram ter enviado informações sigilosas por mensagens instantâneas, webmail ou aplicações de mídia social. A porcentagem de funcionários internos que utilizaram tais meios para divulgar os dados corporativos é menor: 44%.

VIOLAÇÃO DA SEGURANÇA
Apesar de as companhias tentarem barrar o acesso a determinadas páginas da web e proteger seus sistemas, alguns usuários conseguem dar um "jeitinho". 1 em cada 10 pesquisados de cada país admitiu contornar a segurança de suas empresas para acessar sites restritos. A Alemanha aparece no topo da lista, com 12% admitindo burlar a segurança corporativa. Em seguida vem o Reino Unido (11%), e o Japão e EUA empatados (8%).

 LINK  http://revistavocerh.abril.com.br/noticia/conteudo_600472.shtml

FONTE: Revista Você RH (editota Abril)


Não é dificil ver em empresas privadas e também  públicas, funcionários burlando o sistema de segurança, e saindo de suas rotinas trabalhistas,para acessar sites que normalmente são bloqueados ou proibidos no local de trabalho, não bastasse a falta de comprometimento com o trabalho alguns desses ainda informam dados internos de suas empresas em redes sociais e assim por diante.
Falta a esses funcionários um treinamento ou talvez uma palestra sobre ética profissional.Conversas com amigos por mensseger, skype, acessos ao orkut e facebook não podem e não devem ser tornar práticas comuns no trabalho.
A pesquisa acima postada, mostra que mesmo em países desenvolvidos como Estados Unidos, Reino Unido, Alemanha e Japão, com trabalhadores capacitados e bem informados há também um problema quanto a essa questão.
Confira a partir do link a reportagem na integra.


Postado por Pedro Andrade.

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