segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Agregar Talentos pode ser perigoso

As vezes ficar pensando em tudo que nos cerca, como amigos, família, notícias sobre nosso país, a economia entre outros assuntos, vão surgindo diversas questões onde podemos relacioná-las com os assuntos didáticos discutidos em sala de aula, um exemplo pode ser a disciplina de Gestão de Pessoas.
Muitos defendem que ficar "atoa" sem fazer nada não é uma atividade proveitosa, pois não se agrega nada ficando assim, eu particularmente discordo plenamente desse conceito, acho que ficar "atoa" um tempo é necessário para se pensar um pouco nas coisas do dia-a-dia e reparar como quase tudo é intimamente ligado. Se por acaso eu parasse de escrever nesse momento, e alguém tomasse conhecimento desse texto seria taxado de doido ou que estou bêbado e não tinha mais nada para fazer e resolvi escrever no blog. Mas eu não estou bêbado, hoje ainda é segunda-feira, posso até estar de ressaca, mas vamos deixar esse assunto para depois, vou mostra-lhes que minha teoria faz sentido e para isso vou lhes apresentar um caso onde é possível enxergar que o conceito de agregar e desenvolver pessoas deve ser muito bem planejado para que esse processo não seja prejudicial a equipe, muito pelo contrário que seja benéfico ao grupo.
Estava como sempre lendo a coluna esportiva de um jornal (http://www.universidadedofutebol.com.br/2010/08/2,13971,MARKETING+DO+ATLETICO-MG+DA+CAMISA+1+A+DIEGO+SOUZA.aspx) e li uma matéria sobre a nova contratação do Clube Atlético Mineiro (CAM), o meia atacante Diego Souza, ex jogador do Palmeiras, desligado por problemas de indisciplina. Muito bem o assunto principal da reportagem foi a homenagem que o clube fez para o atleta, a qual o presenteou com a camisa n° 1, por ele ter sido a principal contratação para a temporada 2010. Historicamente no mundo do futebol a camisa 1 é do goleiro e esse agora com a vinda do meia atacante vai atuar com a camisa n° 13.
Mas muito bem, o que tudo isso tem a haver com os conceitos discutidos em Gestão de Pessoas? Vou lhes mostrar então:
O CAM que no Brasil é conhecido como Galo, é o atual campeão mineiro e ficou bem colocado no último campeonato nacional o qual foi líder por muitas rodadas, ou seja, tinha uma equipe sólida, bem postada em campo, e no inicio da temporada fez algumas contratações para minimizar as fragilidades apresentadas na temporada passada como a defesa por exemplo. Sua grande "estrela" é o Atacante Diego Tardelli, que vive grande fase com o clube, chegando até a Seleção Nacional por seus feitos no Galo. 
Exatamente hoje (11/10/2010) fui consultar a situação do Galo nao campeonato Brasileiro (Brasileirão), na internet e me deparei com a seguinte situação: O clube é um dos lanternas (últimos) da competição, acabou de demitir o técnico e por mais irônico que seja o novo camisa 1 do Galo marcou apenas 1 gol. "Piadas a parte, por que não deram a camisa 100 para o cara".    
Agora falando sério o processo de agregar pessoas precisa ser muito bem elaborado pois toda a ironia descrita acima tem fundamento, a diretoria do clube contratou uma "estrela" e suas atitudes desmereceram o resto do grupo e principalmente quem se destacava e mais contribuía com o time, isso é, a iniciativa da camisa n° 1 foi mal planejada, o clube não ganhou nada com isso apenas perdeu e perdeu, e se não bastasse "rachou" o grupo que estava unido e estava produzido. Resultado disso tudo foi que derrotas são rotineiras para a equipe que está desmotivada e sem união e sofre sérias ameaças de ser rebaixada no campeonato. 

Postado por: Victor Tadeu